O batimento consiste em comparar os gastos, receitas e rentabilizações dos fundos. O objetivo é emitir a cota do dia anterior ou verificar possíveis erros dos administradores. O processo é similar para todos os fundos, com pequenas diferenças que serão descritas para cada caso. É importante saber:
I. Respeitar a ordem de batimento pois há fundos que compram cotas de outros , logo o batimento do segundo depende do primeiro. Caso seja um usuário mais experiente olhar a estrutura de fundos a seguir para otimizar o batimento de cotas. <Estrutura de Fundos>
II. Sempre prestar atenção extra na aba ‘Caixa’ da tabela ‘Discrepâncias’ na Carteira do fundo em que se estiver batendo ( será indicado o caminho, mais a frente ), pois são lançamentos feitos diretamente na conta.
III. Foi criado um método de batimento alternativo para as séries e feeders dos fundos offshore com intuito de facilitar o processo.
IV. Na linha “Diferença”, todos os valores tem que estar zerados. Caso contrario olhar o F.A.Q .
V. No apêndice desse tutorial estão os problemas mais comuns, peculiaridades de cada fundo e descrição de taxas e custos.
VI. Em caso de dúvidas para a ordem de grandeza de alguns custos, basta olhar os dias anteriores já conciliados do fundo. Como a maioria dos custos são fixos ou são ditados por regras baseadas no tamanho do fundo eles não oscilam muito diariamente. Mas lembre-se: Maioria ≠Todos