1. Despesa de CETIP
Funciona como uma conta bancária comum de forma que essa despesa é referente a transações gerais realizadas via essa conta. Apenas pessoas jurídicas podem ter conta CETIP, ela e voltada para esse publico, assim ela oferece vantagens de registro de transações e confiabilidade. Para saber mais : http://www.cetip.com.br/Institucional/segurança-que-move-o-mercado#!
2. Despesa de Auditoria
É a despesa paga para uma empresa externa fortalecer a confiabilidade das informações elaboradas pelos fundos para uso dos stakeholders. Serve como uma garatia extra , para o investidor, que o fundo não está fazendo nenhum erro contábil.
3. Despesa de Custo Selic
Taxa de custódia para títulos públicos de renda fixa. Mais informações :
http://www3.bcb.gov.br/selic/html/help_custoSelic.html
4. Despesa de Taxa de Custódia BM&F Bovespa
Taxa de custódia cobrada pela custódia dos ativos, mais informações em http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/regulacao/custos-e-tributos/custos-operacionais/acoes.aspx?idioma=pt-br#2
5. Diferimento de despesa ANBID
Taxa obrigatória cobrada pela anbima para realizar a regulação dos fundos , é um valor fixo baseado no tamanho e complexidade do fundo.
6. RTA Fee
Em alguns fundos os passivos e ativos não estão agrupados no administrador . Nesses casos o passivo é administrado por um terceiro, e esse custo é o valor pago ao prestador do serviço.
7. Calculation Fee
Taxa cobrada pelo Pactual em fundos que ele administra. Ela é referente apenas ao ativo do capital, o passivo é taxado via RTA fee.
8. Tarifa de Liquidação Financeira
É o custo aprovisionado das transações de liquidação de pagamento e recebimento, dentre eles o mais relevante é o valor do TED para tranferências.
9. Taxa de IOF
O imposto sobre operações finaceiras normalmente não é cobrado dos fundos de Investimento pois o investidor já paga essa taxa para suas transações, de forma que havendo essa cobrança ele estaria pagando duas vezes. Entretanto ela é cobrada caso um fundo offshore faça um investimento com uma duração menor de 30 dias em um veículo onshore, a reciproca também é valida.
10. Taxa CVM
A CVM fiscaliza os nossos fundos cobrando um imposto referente a esse serviço, mais informações em http://www.cvm.gov.br/port/taxas/taxas.asp#II
1. O que é ‘Atualizar diferença de Contrato Futuro’?
A custódia de Futuros fica na corretora, de forma que o fundo paga por esse serviço.
2. O que é ‘Diferença Total de ‘Brazilian Stocks’’ ?
Em fundos offshore que investem em ativos onshore, existe uma diferença de arredondamento do preço do ativo no performit ao realizar a conversão de moeda.
3. Porquê sempre fica uma diferença na cota ao bater o LEBLON EQUITIES II-A FIP?
Como a cota desse fundo é especiamente grande, é comum ficar uma diferença de alguns centavos por questões de areedondamento
4. O que é a aba JSCP na tabela de discrepâncias?
Fundos offshore são taxados em 15% do valor para juros sobre capital próprio de ativos estrangeiros, no caso do Brasil. Essa aba contém esse valor.
5. Para participar em assembléias o que é preciso fazer?
a. Participante avisar com pelo menos 1 semana de antecedencia. (caso as ações estejam doadas, solicitar o recall)
b. Após as ações doadas terem voltado para a custódia, solicitar para os reespectivos custodiantes o EXTRATO DE POSIÇÃO ACIONÁRIA de cada fundo.
c. Verificar se existe alguma ação em Margem em alguma corretora (relatório enviado diariamente por cada corretora para o e-mail margins), caso tenha solicitar para cada corretora o EXTRATO DE POSIÇÃO ACIONÁRIA com nossa posição.
d. Depois de tudo recolhido, enviar para a pessoa que irá participar da assembléia.
IMPORTANTE: A data das posições devem ser d-1 da data da assembléia!